Porque fazer eventos e seus benefícios para a sociedade
O setor de eventos mobiliza um espectro gigantesco de fornecedores e serviços como logística, alimentação, equipamentos de audiovisual, cenografia, músicos, entre outros. Responsável por 4,32% do PIB do país, esta área permite movimentação anual de R$ 270 bilhões, nas mais de 590 mil atividades que promove a cada ano no país, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos. Capaz de gerar 23 milhões de empregos, o setor movimenta, anualmente, R$ 4,65 bilhões em impostos federais, R$ 75,4 bilhões em consumo e R$ 2,97 bilhões em massa salarial.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Fátima Facuri, o setor representado pela entidade (feiras e eventos corporativos) movimentou, em 2019, 4,75% do PIB e gerou 13 milhões de empregos. “Se considerarmos toda cadeia de serviços, o que inclui sonorização, montadoras e 53 setores que atuam em eventos, nossa movimentação beira R$ 1 trilhão”, explicou.
Para atender a demanda de eventos no decorrer do ano passado muitas empresas ao invés de adiar seus planos, optaram por organizar eventos digitais usando tecnologias já existentes e aperfeiçoando plataformas e ferramentas que ajudaram a manter o setor vivo.
De acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o mercado de eventos online cresceu 400% no último ano e têm impulsionado diretamente o crescimento e uma oferta de serviços cada vez mais completa das plataformas de transmissão digital como o Youtube, Google Meet, Zoom e Microsoft Teams.
Quem apostou em serviços de transmissões ao vivo ou gravadas, ajudou a estimular o mercado. Além disso, as atividades virtuais proporcionaram e proporcionam um alcance bastante abrangente em novos mercados tanto no Brasil, como em outros lugares do mundo.
Muitas empresas, por exemplo, devem continuar optando pelo formato híbrido para realizar suas palestras, cursos, seminários, e congressos pelo ótimo custo-benefício. Esse modelo é muito oportuno e trará versatilidade ao setor de eventos.
Muito importante ressaltar também, a finalidade primordial dos eventos, seja congressos, convenções ou festas corporativas, que é, não somente, a integração das pessoas, a troca de conhecimentos, aperfeiçoamento profissional, mas também a busca por melhores resultados no que tange a metas de vendas, comercialização de produtos e modernização de serviços.
O impacto de um grande evento em cidades que os sediam pode gerar muitos lucros e crescimento para diversos setores, mas tudo vai depender do planejamento, que depende de um bom trabalho na fase de pré-evento, e de uma análise muito bem-feita pelos organizadores.